Início > Hobbie > Ônibus fascinam ‘busólogos’

Ônibus fascinam ‘busólogos’

Diego Vieira dos Santos, 23 anos.

Diego Vieira dos Santos, 23 anos.

Para cerca de 40 moradores do Grande ABC, o ápice do prazer está em algo um tanto quanto inusitado. Em vez de parques, shoppings ou bares, essas pessoas, auto-intituladas “busólogas”, gastam o tempo livre em terminais rodoviários. Fotografar os coletivos, colecionar miniaturas, memorizar itinerários e traçar rotas alternativas para o transporte público são algumas das diversões prediletas dos aficionados por ônibus.

A excentricidade do hobby é admitida pelos próprios amantes da atividade, que escondiam uns dos outros o gosto pelo veículo. “Até os meus 15 anos achava que era o único apaixonado por ônibus”, revela o técnico de manutenção Diego Vieira dos Santos, 23 anos. Somente com o advento da internet é que a busologia passou a ser difundida. “Descobri que não sou um ET. A internet contribuiu muito para fortalecer a atividade”, diz.

Blogs, fóruns e comunidades em sites de relacionamento são os principais meios para comunicação entre os busólogos, que aproveitam o recurso para discutir sobre a funcionalidade do transporte público, divulgar novidades, tecer comentários sobre a engenharia dos ônibus e expor fotos de veículos raros, modernos ou exóticos. A região tem como representante a comunidade ‘Busólogos do ABC’, no Orkut, com 97 membros.

Ao longo do ano, cerca de dez eventos, em diferentes regiões do País, reúnem os apaixonados pela busologia. Neles, as empresas detentoras do meio de transporte levam ônibus e maquetes para que os amantes da máquina façam análises detalhadas da pintura, carroceria e motor dos carros.

Tamanho conhecimento dos coletivos faz com que busólogos de audição mais apurada reconheçam o veículo pelo ronco do motor. “Grande parte dos busólogos, inclusive eu, consegue reconhecer, pelo barulho do motor, qual o tipo, o modelo e fabricante do ônibus”, conta Diego, que já chegou a ficar duas horas de plantão em um ponto esperando um ônibus novo passar.

Perfil – Os adeptos da atividade são, em sua maioria, homens, na faixa de 15 a 45 anos, têm a timidez como característica comum e fazem parte, com raríssimas exceções, das classes menos favorecidas da população. “Quem se interessa pela atividade geralmente andou a vida inteira de ônibus. É o meio de transporte mais acessível”, observa Diego.

Reconhecê-los em meio à multidão não é tarefa difícil. Máquina fotográfica, álbum de fotos, revistas e manuais costumam ser acessórios inseparáveis dos fãs de ônibus. “É o chamado kit busólogo, que comprova que tiramos fotos por paixão”, diz Diego, referindo-se ao fato de serem confundidos com fiscais.

Arquivo pessoal

Ônibus da região

Há quem se interesse mais pelos transportes urbanos. Outros percorrem diversas cidades pela busologia e são conhecidos como busólogos andarilhos. Existem, ainda, os busólogos que gostam de conhecer o passado dos coletivos. “Eu sou o busólogo que fica só na frente do monitor passando informação”, diz o andreense Hélio Ribeiro da Silva Filho, 21, que se dedica a pesquisar a história dos ônibus da região e repassá-las aos usuários.

Se no começo gera estranhamento, com o passar do tempo o hobby se torna um aliado de amigos e familiares dos busólogos, que acabam sendo beneficiados pela atividade e, de quebra, tornam-se aprendizes de busologia. “É até engraçado, porque quando eles vêem alguma novidade correm para me avisar. Acabo fazendo deles um pouquinho busólogos”, conta Diego.

Blog dos busólogos.

Karla Machado
Do Diário OnLine- Setecidades

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: